CRESCE NÚMERO DE PESSOAS QUE SACAM DINHEIRO EM BANCOS NO BRASIL

Pesquisa revela que percentual subiu de 42% para 54% em um ano

 

 

 

De Redação com Agência Brasil, atualizado às 17h40

 

 

Ao lidar com o pagamento de contas, cada vez mais se ouve as indagações “é pix?” ou “por aproximação?”. Apesar da impressão de que poucos carregam dinheiro na carteira, uma pesquisa conduzida pelo Instituto Datafolha, a pedido da TecBan, a empresa proprietária da rede de caixas automáticos Banco24Horas, revela um aumento na proporção de brasileiros conectados à internet que realizam saques em bancos.

 

 

Segundo o levantamento, 54% dos entrevistados indicaram que saques são uma das principais transações diárias, representando um aumento de 12 pontos percentuais em comparação com a pesquisa de agosto do ano anterior. A pesquisa foi conduzida online, abrangendo nacionalmente 1.519 pessoas de diversas classes econômicas, entre 25 de setembro e 6 de outubro de 2023, com uma margem de erro de 2,5 pontos percentuais.

 

 

Outras operações bancárias frequentemente utilizadas incluem o pagamento de contas (69%), recebimento de dinheiro (67%), consulta de saldo e extrato (60%) e compra no cartão de crédito (50%). Menos da metade dos entrevistados realiza recarga de celular (41%) e depósitos (42%). O Datafolha também observou que dois em cada dez brasileiros conectados à internet, com alguma fonte de renda, costumam receber sua remuneração em dinheiro, especialmente nas classes C, D e E.

 

O dinheiro e o cartão de crédito estão empatados como a principal forma de pagamento no cotidiano para 29% dos brasileiros, sendo esse número elevado para 32% nas classes C, D e E.

 

 

O Datafolha investigou os motivos que levam as pessoas a preferirem o dinheiro como meio de pagamento, com as principais respostas sendo a aceitação limitada em alguns lugares (22%), o hábito de pagar em dinheiro (15%), o controle mais eficiente dos gastos (10%), e a possibilidade de obter descontos (13%).

 

A preocupação com a segurança surge como uma justificativa menos frequente: o receio de ter o cartão clonado e ficar sem dinheiro foi mencionado por 4% dos entrevistados, assim como o temor de ser roubado e perder o cartão.

 

 

De acordo com a pesquisa, 95% dos brasileiros conectados à internet possuem contas em bancos, sendo 67% distribuídos entre instituições com agências físicas e bancos digitais. Notavelmente, 14% têm exclusivamente contas em bancos virtuais, uma proporção que experimentou um aumento significativo em comparação ao ano anterior, quando era de 9% em 2022.

 

O Datafolha também indagou aos entrevistados sobre os principais problemas relacionados à tecnologia que enfrentaram ao realizar pagamentos. A pesquisa revela que 69% encontraram dificuldades para concluir transações devido à instabilidade da internet, enquanto 60% enfrentaram falhas de conexão com o banco.