Golpe de sindicatos e associações estão disponíveis no extrato no MEU INSS e preocupa aposentados e pensionistas.
Por Liryel Araújo
O recebimento quase recorrente de diversas denúncias de descontos indevidos em benefícios previdenciários têm causado grande alvoroço entre aposentados e pensionistas em todo o país. Diante dessa avalanche de crimes, surgem os questionamentos sobre a segurança e a integridade dos direitos dos beneficiários no Brasil. Entre os casos mais emblemáticos estão os golpes envolvendo a Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de São Paulo (Ambec), com seus 45 mil associados e faturamento anual milionário.
Uma Infeliz Realidade Nacional:
A prática de descontos indevidos nos benefícios previdenciários tem sido alvo de intensa indignação por parte dos aposentados brasileiros. Muitos deles têm relatado retiradas regulares de valores sem qualquer justificativa ou aviso prévio, o que compromete significativamente não apenas as suas finanças mensais, mas também a qualidade de vida, visto que o emocional dessas pessoas fica abalado, gerando estado agudo de estresse, ansiedade e agitação. Para os aposentados lesados, os descontos indevidos representam mais que apenas um impacto financeiro imediato, mas também uma quebra de confiança. Diante dessa injustiça, muitos estão buscando seus direitos e algum amparo na justiça para reaver os valores descontados indevidamente e garantir seus direitos assegurados pela lei.
O jornalista Milton Dantunes, que atua na defesa de aposentados e pensionistas há mais de 10 anos, esclarece que essa é só mais uma forma de golpe que esses milhares de idosos sofrem há muitos anos.
“Vale lembrar que esses aposentados e pensionistas mesmo com a suspensão das cobranças indevidas e devolução das parcelas: não isenta essas mesmas empresas de sofrerem ações judiciais para reparação de dano moral causado pelo crime cometido!” exclama o jornalista.
De acordo com dados do próprio INSS, mais de 130 mil denúncias de descontos indevidos em benefícios previdenciários foram registradas apenas nos últimos 12 meses, dessas denúncias 67 mil já viraram ações judiciais. Os números alarmantes refletem uma tendência preocupante de exploração e fraude contra os beneficiários do sistema previdenciário brasileiro. Diante desse cenário, torna-se necessário adotar medidas urgentes para proteger os direitos dos beneficiários.
O Golpe “famoso” na Ambec:
A Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de São Paulo (Ambec) tem um esquema fraudulento que envolve descontos indevidos em benefícios previdenciários, causando prejuízos financeiros significativos para os associados. E essa é só mais uma entre as 29 empresas golpistas que mais se destacam nos extratos brasileiros: CONAFER, AP BRASIL, ABCB AMAR, ABENPREV, AAPB, CONTAG, SEDAP, COBAP, UNASPUB, SINAB, ABANPS, SINDNAPI, ACOLHER, CAAP, RIIAM – BRASIL.
Os golpes levantam questões sobre a vulnerabilidade dos sistemas de proteção social e a necessidade de maior vigilância desse dinheiro. Com um faturamento na casa dos milhões (e crescendo) a Ambec desponta como uma das instituições mais lucrativas no setor. No entanto, a descoberta do esquema fraudulento lança uma grande sombra sobre sua reputação e coloca em xeque a eficácia da justiça brasileira, dos mecanismos de controle e fiscalização do dinheiro dos beneficiários.
Saiba também:
IDOSA É VÍTIMA DO GOLPE DO EMPRÉSTIMO E TEM PREJUÍZO DE MAIS DE R$ 30 MIL
COMEÇA A VALER NOVO TETO DE JUROS DO CONSIGNADO DO INSS
O caso da Ambec e as denúncias em todo o país exigem uma resposta enérgica por parte das autoridades competentes, visando proteger os mais vulneráveis e garantir a integridade do sistema previdenciário brasileiro. Espera-se por medidas concretas e realmente eficazes para combater essas práticas fraudulentas e assegurar um futuro digno para aqueles que durante tanto tempo contribuíram para o desenvolvimento do país.
Frente à escalada de denúncias, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vem se pronunciando contra os golpes e prometendo medidas para coibir os descontos indevidos e punir os responsáveis. No entanto, a efetividade dessas ações ainda é questionada pela população que clama por uma resposta mais eficaz diante dessa onda de fraudes. A transparência e a agilidade na investigação e principalmente na resolução desses casos tornam-se importantes para restaurar a confiança no sistema previdenciário.