Crime e romance proibido será o enredo da nossa série que dará mais uma vez destaque a cultura nordestina nas telas
Por Liryel Araújo
Um novo projeto de audiovisual está tomando forma, e promete ser uma lufada de ar fresco para a cena e a divulgação cultural do Nordeste brasileiro para todo o Brasil. Intitulado como “Mistérios no Seridó”, essa série tem como pano de fundo a pitoresca fazenda Rio Grande, situada em Taperoá, no interior da Paraíba. A trama começa a se desenrolar com o imponente Coronel Tenório Bastos de Azevedo, que é assassinado nas comemorações de aniversário em sua própria casa, em um contexto onde todos são suspeitos, as investigações começam em uma luta contra o tempo para solucionar o caso.
As gravações já vem prometendo uma mistura atraente de suspense, romance e humor bem regional, tudo isso enquanto se investiga o crime que sacudiu a pacata cidade no Seridó paraibano. Esse projeto tem como diferencial o seu compromisso em difundir a riqueza cultural interiorana, cheia de contextos identificadores e sempre buscando mostrar com transparência os valores autênticos do Nordeste e do seu povo.
“As características regionais foram cuidadosamente elaboradas na intenção de exaltar o povo nordestino. É de vital importância a compreensão da relevância do projeto no contexto sociocultural em sua realização. O projeto pretende acarretar um impacto social e artístico regional visto que toda a trama se desenvolve em uma fazenda na zona rural.” Diz o portfólio de Mistérios do Seridó.
A produção contará com talentos locais, incluindo Itamê Júnior, um talentoso ator paraibano de 40 anos, que a algum tempo já vem encantando o público com sua beleza e habilidade nas telas.
Desde cedo ele chama a atenção pela sua notável presença e seu talento único, que lhe abriu portas no mundo da fotografia e a oportunidade para participar de diversos comerciais.
Não demorou muito para que ele conquistasse seu espaço no cinema e na televisão. Itamê tem se destacado com participações especiais em diversos trabalhos na Rede Record e na Rede Globo. Na Globo Play, ele brilhou nas séries “As Five”, “As Filhas de Eva” e “O Anjo de Hamburgo”. Suas aparições em novelas renderam uma grande oportunidade em 2020, quando deu vida ao personagem Paulo na novela das 19h “Salve-se Quem Puder”, contracenando com os renomados artistas como Beth Faria e Ary Fontoura.
A produção é uma oportunidade especial para colocar em evidência a região Nordestina e seus interiores, que por muitas vezes foi negligenciada pelas grandes produções audiovisuais, que tendem a focar exclusivamente em estigmatizar o sertão enquanto alavanca a autoestima do sul e sudeste do país.
Além disso, o projeto visa abraçar a diversidade, inclusindo as minorias em toda a sua plenitude, representando de forma inclusiva e verdadeira diversos grupos, como mulheres, negros e a comunidade LGBTQIA+. Com a inclusão de material em Libras e o compromisso com a democratização do acesso ao conteúdo que refletem o compromisso deles num alinhamento com as diretrizes estabelecidas pelo Plano Nacional de Cultura e o Plano Setorial de Cinema e Audiovisual.
A série tem previsão de lançamento para o início de 2025. Ensaios e gravações já estão sendo realizados.